Depressão sorridente: um risco silencioso e perigoso...
Você já ouviu falar de depressão sorridente?Ela ocorre quando a pessoa mascara seus sintomas, sentimentos e comportamentos, se escondendo atrás de um sorriso, para convencer os que estão ao seu redor que tudo está bem e de que ela está feliz.
A consequência disso é que, em algum momento, a depressão do jeito que já conhecemos explode, na maioria das vezes, com uma força devastadora, trazendo um sério problema para quem tentou, por tanto tempo, fingir que não havia problema a ser tratado ou enfrentado...
Talvez esta faceta da depressão seja a mais complicada de lidar, pois, como no imaginário social, se tem a ideia de que os sintomas estão relacionados à tristeza, apatia e lágrimas, é difícil para quem esteja vivendo isso, aceite a possibilidade de estar deprimida ou de quem esteja ali do seu lado, perceba que o outro necessite de ajuda.
É uma bola de neve que pode crescer bastante e, em algum momento, sair do controle...
Vale a pena ficar de olho e se no caso de você perceber que existem risos e alegrias soltos na presença do outro, mas, que no escuro do seu quarto, sozinho consigo mesmo, haja desconforto e tristeza constante, talvez seja hora de fazer alguma coisa a respeito, pois, você pode estar vivenciando uma depressão sorridente.
Quanto antes você trabalhar isso, melhor! Sua saúde psicológica não tem preço. Pense nisso!
Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento on line
2 comentários
Clique aqui para comentáriosTexto necessário e muito bem explicado, parabéns
ResponderObrigado, Aline. Abço
ResponderConversãoConversão EmoticonEmoticon