Reflexão: será que vale o seu trabalho em excesso!?
Jornada de trabalho exaustiva, horas e mais horas de labuta; dedicação extrema... Quando falamos de fórmula de sucesso para o sucesso profissional, logo imaginamos o excesso como fonte dessa conquista.
Há, inclusive, quem imagine que a síndrome de Burnout não seria um problema, mas sim, um prêmio, já que ela seria um reflexo desse esforço, sendo, portanto necessária para a obtenção dos bons resultados laborais.
Contudo, há muitas controvérsias nessa modo de pensar... De acordo com o escritor Greg Mckeown, glorificar o esgotamento físico e mental não é medida para o sucesso.
No seu livro mais recente, Sem Esforço, é possível uma vida com menos trabalho e menos esforço, atingindo melhores frutos. Ele defende ser possível tornar as coisas essenciais menos impossíveis, depois mais fáceis e com menos esforços, indo na contramão da ideia do trabalho incansável para a conquista do sucesso.
Greg defende que atingir metas com eficiência não é falta de ambição e sim uma questão de inteligência: "trata-se de uma alternativa libertadora tanto para o esforço como para a preguiça, permitindo-nos conservar a sanidade e, ao mesmo tempo, realizar tudo o que desejamos.
Ok, esse texto inspirado em uma matéria do Estadão parece um tanto quanto utópico, mas, ainda assim, é um ponto de reflexão sobre como você tem administrado a sua vida profissional....
Trabalhar é importante e fundamental, mas, o excesso pode ser extremamente prejudicial, trazendo como consequência a síndrome de burnout e somatizações que podem afetar negativamente os que não conseguem (ou não sabem) equilibrar a vida pessoal com a profissional.
Portanto, fica a dica: se tiver condições, não caia nesta romantização do excesso de trabalho. Arrume tempo para descansar e cuidar de você mesmo. Não há dinheiro no mundo que pague a sua paz de espírito....
Sei que há momentos que é difícil parar, que o trabalho demanda continuidade e que nem sempre conseguiremos descansar no instante que gostaríamos, mas, você pode estabelecer limites e rever prioridades.
Jansen Santos Sarmento da Silva - Doctoralia.com.br
O que não pode é você ser consumido e deixar o brilho de aproveitar melhor a vida ir se apagando dentro de ti... Lembre-se: trabalhar faz bem, mas, parar e descansar faz a vida ficar ainda melhor. Passear por este equilíbrio é a chave para a melhora da sua qualidade de vida.
Guardemos isso conosco, sempre!
Psicólogo Jansen Sarmento
CRP: 05/38624
(21) 98337-2725
Atendimento On Line
ConversãoConversão EmoticonEmoticon