Paraty na corrida para se tornar um Patrimônio da Humanidade...
O município fluminense de Paraty teve sua candidatura aceita pela UNESCO para concorrer ao título de Patrimônio da Humanidade, nesta última quinta-feira, dia 01/03/2018. Embora seja a terceira vez que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresente a cidade como candidata, é a primeira vez que ela concorre como um sítio misto, por conta do seu imenso valor histórico e natural.
Além do já conhecido Centro Histórico, com sua arquitetura colonial portuguesa, erguida no período do ciclo do ouro e do cafe, os limites do sítio incluem, ainda, os territórios de áreas protegidas, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande, abrangendo uma uma região com flora e fauna riquíssima.
Comunidades tradicionais, como dos Quilombola, Guarani e Caiçara, que mantêm o modo de vida de seus antepassados e que ainda preservam a maior parte de suas relações, ritos, festivais e religiões também estão como riquezas dos limites do sítio histórico e natural de Paraty.
Segundo a presidente do instituto, Kátia Bogéa, "o trabalho técnico do IPHAN resgatou a importância de Paraty e suas paisagens preservadas, na relação histórica com suas rotas singulares para o mar e para aterra, onde comunidades tradicionais seguem em seu ambiente nativo. O projeto expressa uma visão conjunta das políticas de preservação do patrimônio cultural e natural do Brasil".
Ainda este ano, no mês de setembro, o município receberá a Missão de Avaliação de especialistas do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), um órgão assessor da UNESCO. A expectativa é que a cidade histórica seja reconhecida pelo Comitê do Patrimônio Mundial no ano de 2019.
Vale pontuar que a expectativa é grande e o título pode representar grandes avanços para a região. Paraty deve ganhar visibilidade, como destino. Além de criar um compromisso do país perante a comunidade internacional, na proteção do sítio histórico e natural. Fiquemos na torcida!
Fonte: IPHAN
Jansen Sarmento
ConversãoConversão EmoticonEmoticon