Angra: ah, bela Angra dos Reis... Deixem-se seduzir por ela!
Eis aqui uma cidade complexa: a fama de Angra dos Reis corre o Brasil! Ela é a queridinha dos ricos, famosos e poderosos que ostentam suas ilhas particulares ou mansões a beira mar... Até seu nome tem estirpe: soa nobreza e aristocracia...
Mas, ao mesmo tempo que ela possui uma aura nobre, conclamando riqueza e luxo, deixando muitos ávidos por conhecer seus encantos, justamente por trazer a ideia de carestia e sofisticação, ela também tem a maldição de afastar seus possíveis visitantes, por conta do medo ou receio de não terem "bala na agulha" para aproveitar os prazeres que o dinheiro pode comprar...
Apesar de toda a aura pomposa que paira sobre ela, a verdade é que ao se deparar com o Centro da mítica cidade, a o primeiro sentimento que se sente é o de decepção, visto que tanto as novelas, como as revistas de viagem mostram apenas o lado glamouroso e chique de suas ilhas e dos super condomínios, não apontado o crescimento desordenado e sem planejamento do qual a cidade foi vítima...
Bom, talvez muita gente não saiba, mas, Angra é uma das cidades mais antigas do país... A região foi descoberta pelos portugueses em 1502 e colonizada 54 anos mais tarde. Ela é bem mais velha, inclusive, que sua vizinha Paraty, internacionalmente famosa pela preservação do seu belíssimo casario.
Seu Centro Histórico que deveria ser tão ou mais rico do que de tantas outras ilustres cidades, conhecidas pela arquitetura preservada, foi descaracterizado e destruído ao longo dos anos por governantes e proprietários que não souberam valorizar a história da cidade, sobrando assim, poucos resquícios (contudo muito importantes) de suas construções coloniais.
Convento de N. Sra do Carmo e um dos casarios antigos da cidade.
Convento N. Sra do Carmo
Atualmente, não existe uma política efetiva de valorização do vasto patrimônio material e imaterial do município e, infelizmente (ou felizmente), a estonteante Ilha Grande é o principal pólo turístico da cidade. Em decorrência da falta de um plano de ação turístico eficaz por parte dos órgãos governamentais, os encantos existentes no continente foram ofuscados e a cidade é vista, nos dias de hoje, como um mero ponto de passagem para a famosa ilha...
Igreja da Matriz
E é uma pena perceber que não existe exagero nesta minha concepção... A maioria dos turistas de Angra não tem interesse em conhecer sua rica história e dos seus momentos de ascensão e decadência ao longo dos séculos. Poucos são os que se interessam em conhecer seus casarios, a herança do Brasil Colônia e as tradições herdadas pelos povos que nela habitaram.
Angra tem muito para mostrar: as praias do continente são lindas! Sua natureza é tão ou mais exuberante que a existente Ilha Grande! A cidade possui sítios arqueológicos impressionantes, estradas coloniais, edificações históricas singulares, heranças europeias, indígenas e negras que até hoje estão presentes na vida cotidiana e cultural da cidade...
Angra é como um diamante a ser lapidado, um tesouro dos primórdios do nosso país que ainda não é tratado como tal... Ela merece e deve ser conhecida e desbravada em toda sua plenitude! Esqueçam a primeira impressão, seja a de cidade inalcançável da realeza ou a impressão de um município desajeitado, desorganizado e se joguem de peito aberto nesta viagem! A rainha de Costa Verde é bela, encantadora e tem muita coisa para lhes apresentar e contar... Deixem-se seduzir por ela!
Quer saber mais de Angra dos Reis? Pode me perguntar que eu te conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!
Jansen Sarmento
Um pouco do Centro Histórico de Angra
Vila da Militar da Marinha
Angra é como um diamante a ser lapidado, um tesouro dos primórdios do nosso país que ainda não é tratado como tal... Ela merece e deve ser conhecida e desbravada em toda sua plenitude! Esqueçam a primeira impressão, seja a de cidade inalcançável da realeza ou a impressão de um município desajeitado, desorganizado e se joguem de peito aberto nesta viagem! A rainha de Costa Verde é bela, encantadora e tem muita coisa para lhes apresentar e contar... Deixem-se seduzir por ela!
Praia Grande; uma das movimentadas da região
Quer saber mais de Angra dos Reis? Pode me perguntar que eu te conto tudo! Viajar é meu mundo... Viajar é terapêutico!
Jansen Sarmento
13 comentários
Clique aqui para comentáriosOi, Angra é uma cidade tão histórica ♥ Reflete isso nas construções né?
ResponderTenho uma colega de blogue que mora lá e sempre diz que preciso visita-la.
Uma pena que a galera vai para lá e não quer conhecer a história, sério fiquei chocada.
Olá!
ResponderBelas fotos e bons comentários. Eu sempre tenho essa impressão das cidades praianas. A orla tende a ser caracterizada de uma forma que não representa a realidade da população local, assim formando duas cidades: a cidades dos turista e outra a cidades dos moradores.
gostaria mto de conhecer Angra, até mais que a capital... Paraty tbm tá na lista dos sonhos hehehe adoro cidades antigas, históricas e afins... mas preciso juntar uma graninha... ver essas photos me deixou ainda mais encanada com o que a cidade pode me oferecer... parabéns pela postagem e por mostrar um pouco da cidade pra gente...
Responderbjs ^^
Sim, Helena! Angra é uma cidade muito bonita e com muita história para contar... Pena que nem todos saibam e que os governantes que por ela passaram tenham optado por não valorizar toda a sua história!
ResponderObrigado, Rodrigo! Boa colocação: existe a realidade do turista e a dos moradores na maioria das nossas cidades praianas...
ResponderObrigado, Valéria! Paraty e Angra são duas cidade lindas e interessantíssimas! Antes de vir, procure conhecer um pouquinho mais da história de ambas que seu encantamento será ainda maior!
ResponderSempre achei o nome Angra do Reis muito impactante mesmo, mas nunca parei para pesquisar a respeito ou mesmo planejar uma viagem para lá. Gostei de saber que a cidade não é só para ricos e famosos e que apesar de não muito bem cuidado, há também um centro histórico, algo que gosto muito =)
ResponderObrigada pela dica!
Essa cidade parece maravilhosa mesmo, não conheço Angra, mas tenho vontade.
ResponderBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
É um lugar maravilhoso! É um dos destinos turísticos do Brasil que quero conhecer.
ResponderQue belas imagem! Só por elas já da aquela vontade de se inserir na imagem. Também acho o nome impactante, guarda um certo teor histórico, né? Gostaria de conhecer.
ResponderBeijos
Oi Jansen!!
ResponderQue fotos lindas!! Eu confesso que não sabia nem metade do que você relatou aqui. Eu já fui à Angra algumas vezes, mas sempre em grupos que queriam aproveitar as praias. Aquela região (Angra/ Paraty) é estonteante!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
Gente, mas que lugar bonito O.O
ResponderAmei as fotos e as paisagens, se um dia eu tiver chance vou querer ir lá ><
Jansen, parabéns pela sua viação!! a 4 anos morando em Angra a trabalho, natureza maravilhosa como todo o estado do Rio de Janeiro. Pena, as suas palavras, me desculpe a falta de respeito tal vez, mais devo fazer das suas palavras as minhas. É uma triste realidade, tal vez com uma intenção de ocultar um paraíso a ser desfrutados por poucos, deixando assim denotado uma época de feudalismo (o castelo e a plebe ao redor dele). E isto acaba refletindo nos seus moradores deixando cair a qualidade em todos os sectores. Continuaremos trabalhando para e por um Angra dos Reis melhor a cada dia e assim ser e representar uma verdadeira Rainha da Região.
ResponderConversãoConversão EmoticonEmoticon